Philips HomeRun 7000 Aqua: Review Detalhada

A Philips, a conhecida marca holandesa de eletrónica, lançou recentemente no mercado o seu novo robô aspirador de gama alta: o Philips HomeRun 7000 Aqua. Este modelo destaca-se pelas suas capacidades de aspiração e esfrega, a sua potente bateria e o sistema de auto-esvaziamento na base de carga.

Philips HomeRun 7000 Aqua Preço Fevereiro 2024

Características técnicas

Características técnicasPhilips HomeRun 7000 Aqua
Tecnologia de navegaçãoLaser (LiDAR 360o)
Potência de aspiração5.000 Pa
Níveis de potência4 (Eco, Normal, High, Max)
Autonomia da bateriaAté 180 minutos
Capacidade do depósito260 ml
Capacidade depósito de água/esfregona240 ml
Filtro EPA incluídoSim
Base de carga com auto-esvaziamentoSim, saco de 3 litros
Acompanhamento da limpeza por appSim
Assistentes de voz compatíveisAmazon Alexa
ProgramávelSim

Como podemos ver na sua ficha técnica, o HomeRun 7000 Aqua apresenta as especificações próprias de um robô aspirador de gama alta destinado a habitações de tamanho médio-grande.

Design e acabamentos

Em termos de design exterior, o Philips HomeRun 7000 Aqua segue a estética habitual dos robôs aspiradores de forma circular. Dispõe de duas cores combinadas na sua carcaça branca e preta com detalhes dourados, que lhe confere um aspeto moderno e elegante.

Destaca especialmente a sua base de carga, com um frontal em tecido que lhe dá um acabamento muito distintivo, diferenciando-a de outras marcas. Pelo contrário, o módulo de esfrega tem sempre que estar acoplado, o que faz com que as esfregonas se desgastem mais rapidamente ao ser arrastadas mesmo nos modos apenas de aspiração.

Em linhas gerais, a construção e materiais são de boa qualidade como corresponde à sua gama, ainda que pelo preço seria de esperar algo mais em acabamentos e detalhes face à concorrência.

Desempenho e modo de utilização

O HomeRun 7000 Aqua possui um potente motor que atinge os 5.000 Pa de sucção, suficiente para limpar em profundidade todo o tipo de solos e tapetes. Dispõe de 4 níveis de potência para se adaptar a cada situação. O modo automático para tapetes também funciona corretamente, aumentando a aspiração quando necessário.

A esfrega com água é realizada de forma muito eficiente graças à esfregona vibratória, eliminando até 99,9% das bactérias segundo a Philips. É possível regular a quantidade de água fornecida em vários níveis.

Em termos de navegação, o laser 360o e os sensores ToF frontais cumprem adequadamente com o mapeamento e evitam colisões com a maioria dos obstáculos. No entanto, nos testes foram detetados alguns problemas de bloqueio com cabos e objetos muito pequenos que acabaram por se emaranhar nas rodas e escovas. Também não alcança eficazmente a limpeza de todos os cantos.

O sistema de auto-esvaziamento na base funciona de forma muito cómoda para o utilizador, absorvendo todos os resíduos do robô no saco interno deitável com capacidade para 3 litros. Isto permite não se ter que preocupar com a manutenção durante semanas.

Por fim, a aplicação para telemóvel é bastante completa em funcionalidades, permitindo programar limpezas, estabelecer áreas restritas, monitorizar em tempo real e personalizar por divisões.

Vantagens e Desvantagens

VantagensDesvantagens
Alta potência de aspiração em 4 níveisProblemas de bloqueio com alguns obstáculos
Eficiente sistema de esfrega vibratórioNão alcança bem os cantos e extremidades
Base de auto-esvaziamento de 3 litros muito cómodaO módulo de esfrega não pode ser desacoplado
Boa autonomia da bateria, 180 minPreço elevado face às capacidades
Aplicação completa para programar por zonas

Opinião: Vale a Pena Comprar o Philips HomeRun 7000?

A minha opinião pessoal sobre este robô é que se trata de uma boa opção para utilizadores não muito exigentes que procurem principalmente a comodidade do sistema automático de esvaziamento. Cumpre corretamente as funções básicas de varrimento e passagem de esfregona para manter o chão limpo no dia-a-dia.

No entanto, pela gama de preços na qual compete (cerca de 800-900 euros), existem alternativas no mercado com uma melhor relação qualidade-preço em termos de capacidades avançadas de mapeamento, navegação, desempenho de limpeza e aplicação móvel. Por isso, a não ser que se procure especificamente um robô da marca Philips, recomendaria comparar primeiro com alguns modelos similares da Roborock, Roomba ou Dreame que superam em custo-benefício este HomeRun 7000 Aqua.

5/5 - (1 vote)